Texto por Bruno F. Fiorillo

O I Curso de campo Herp Trips, realizado inteiramente na RPPN Trápaga, contou com a participação de 18 inscritos que realizaram diversas atividades de amostragem de anfíbios, répteis e pequenos mamíferos. O curso forneceu previamente, embasamento teórico sobre os métodos que mais tarde, seriam utilizados em campo. Durante estas aulas foram abordados: (1) a contribuição científica da história natural; (2) estrutura de projetos de pesquisa; (3) relevância de inventários de fauna; (4) métodos de coleta de anfíbios, répteis e pequenos mamíferos; e (5) o uso da fotografia como ferramenta científica.

Indivíduo recém nascido de Bothrops jararaca observado por um dos alunos, à cerca de 2 m de altura em folha de samambaia. Foto: Bruno Ferreto Fiorillo.

Entre as atividades práticas estiveram: (1) busca ativa pela herpetofauna por meio de quadrantes, transectos e sensu auditivo; (2) checagem de armadilhas de pitfall; (3) captura de morcegos através de redes de neblina. A partir destas atividades os alunos foram capazes de registrar 14 espécies da herpetofauna. Esses dados foram utilizados para a confecção de resumos apresentados como trabalhos finais do curso.

Atividade prática de checagem de pitfalls. Foto: Maria Atalla Belloti.
Espécies da herpetofauna encontradas por alunos e monitor durante o I Curso de campo Herp Trips. (1) Ademomera marmorata, (2) Boana bischoffi, (3) Boana faber, (4) Bokermannohyla hylax, (5) Bothrops jararaca, (6) Dendrophryniscus imitator, (7) Enyalius iheringii, (8) Leptodactylus notoaktites, (9) Physalaemus cuvieri, (10) Physalaemus olfersii, (11) Proceratophrys boiei, (12) Rhinella icterica, (13) Rhinella ornata, (14) Scinax imbegue.

Além das aulas práticas em campo, os alunos foram apresentados às técnicas de fixação de espécimes da herpetofauna e taxidermia de pequenos mamíferos. Como nas demais, esta atividade também buscou a interdisciplinaridade sempre que possível. Ao demonstrar o processo de taxidermização, a professora Ana Paula Carmignotto também procurou expor, além das características fenotípicas dos espécimes, a relação destas com suas respectivas histórias evolutivas e adaptações. Durante esta aula foram observados espécimes de Akodon cf. cursor (roedor comumente encontrado em ambientes florestais) e Metachirus nudicaudus (marsupial escansorial, também comumente associado à ambientes florestais).

Demonstração da prática de taxidermia de pequenos mamíferos, ministrado pela profª Drª Ana Paula Carmignotto. Foto: Rafael Carlos Benetti Paredero.
Indivíduo jovem de Metachirus nudicaudus na RPPN Trápaga. Foto: Bruno Ferreto Fiorillo.

A Herp Trips e o GEAS UNISO agradecem à participação de todos os inscritos e espera que o aprendizado adquirido tenha sido significativo e duradouro.

Primeira turma de inscritos no curso de campo Herp Trips.

Trabalhos finais produzidos pelos alunos durante o curso

Coordenação

Dr. Bruno Ferreto Fiorillo
Coordenador do curso e palestrante

Herp Trips, Reserva Particular do Patrimônio Natural Trápaga, São Miguel Arcanjo, SP, Brasil.

C. Lattes
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Website
Profª Dra. Ana Paula Carmignotto
Palestrante

Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, SP, Brasil.

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M.Sc. Rafael Carlos Benetti Paredero
Monitor

Instituto Butantan, Laboratório Especial de Coleções Zoológicas, Instituto Butantan, São Paulo, SP, Brasil.

C. lattes
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Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS)
Organização geral

Universidade de Sorocaba (UNISO)

Glossário

  1. Escansorial: predominantemente terrestre, mas apto a escalar.
  2. Fenótipo: expressão observável de um genótipo. Exemplo: formato do nariz, boca.
  3. Fixação de espécimes: espécimes coletados da herpetofauna (anfíbios e répteis), geralmente tem seu interior preenchido por formol e em seguida são armazenados em ácool. Tal procedimento é extremamente importante e imprescindível para a evolução conhecimento sobre as espécies.
  4. Taxidermia: técnica de preservação de espécimes através do empalhamento dos animais.

29 respostas

  1. Foi simplesmente incrível. Toda a didática do curso, material ministrado, a apresentação do conteúdo foram passadas de forma coesa e fácil de se entender, as amostragens em campo e catálogo de espécies foram 100% supervisionadas para que nenhum imprevisto acontecesse. A atenção, a dedicação e a paixão pelo projeto contagiou todos presentes. O aprendizado nesse curso rendeu muito conhecimento, uma familiaridade com o campo e segurança com as amostragens (particularmente pra mim que não tinha nenhum conhecimento nem prática em campo).
    Uma experiência incrível que levarei pra sempre no coração

  2. O curso foi maravilhoso, tanto em sua parte teórica, quanto nas práticas realizadas. Entrar em contato com as espécies e aprender a identificar sua presença por meio das diferentes amostragens foi um aprendizado muito valioso. Adoraria que tivesse durado mais tempo.

  3. Me bateu uma saudade desse final de semana com essa turma maravilhosa… Uma das melhores experiências que já tive, simplesmente incrível.
    Ansiosa para ter mais um curso desses <3

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